Quinta-feira, 18 de Setembro de 2008

PARIS - 22º Dia

Paris | 23 de Maio de 2008

 

Em jeito de revelia, hoje, e ao contrário de todas as expectativas decidi escrever enquanto me encontro nessa instituição, ou seja, no trabalho.

 

Significa isto que o texto vai sair um pouco ad-hoc, dado que não tenho comigo o meu diário de viagem, ou seja, vou-me absorver e descrever o que vai, simplesmente, na minha cabeça enquanto memória daquilo que se passou à praticamente 4 meses.

 

Memória que, diga-se bem, e a bem da verdade, deixa muito a desejar...sabem como é a velhice toca a todos incluindo aos mais novos.

 

Enfim! Sobre Paris...o primeiro grande dia às voltas nesta cidade que já se apelidou de muita coisa, de cidade mais romântica, quiçá do mundo, de cidade da luz, de cidade da cultura, de cidade do glamour, de cidade...desculpem-me a minha, talvez, simplicidade, desgosto pelo fascismo das palavras ou do minha falta de, politiquismo correctismo" mas e por isso chamo-lhe apenas Paris.

 

Hoje foi dia de grandes voltas e de grandes caminhadas por Paris, Paris é enorme, simplesmente, enorme.

 

Comecei o dia por sair no metro na estação que me dava acesso imediato ao Museu do Louvre, esse grande museu, mesmo gigante. Trata-se de três pisos de um edifício em formato de U cheios de obras de arte, desde as mais antigas às mais recentes, de pinturas as escudos, enfim um mundo de cultura.

 

Este mundo - o mundo Museu do Louvre - para ser visto precisa de mais do que uma manhã, uma tarde ou por ventura um dia para quem é, verdadeiramente, um apreciador de obras de arte. Neste museu podem-se encontrar obras de arte tão sonantes como "A Mona Lisa" de Leonardo Da Vinci, a Afrodite, em suma, passem por lá e veram do que vos falo.

 

Levantei-me, portanto, cedo, cheguei cedo e só saí de lá já eram cerca das 12h30, dali fiz o percurso tradicional até ao Arco do Triunfo, ou seja, Place de La Concorde - Champs Elisees - Arco do Triunfo, sempre tendo como pano de fundo a Torre Eiffel. De facto, não sei se por aculturação ou por uma transmissão de ideias, no decorrer do tempo, nos cria uma expectativa, diria mesmo, um preconceito sobre o que é ou pode ser Paris e quando chegamos...

 

Bom! O que quero dizer é que de facto no percurso entre o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo se sente um glamour implicito em cada movimento, gesto, etc., no entanto, não sei dizer se não será isto uma impressão pré-concebida, que me foi dada a conhecer sem mesmo a conhecer e que só se sedimentou com a vizualização do espaço que me rodiava. Não sei! Mas gostei.

 

Subi, como é claro à enorme Torre Eiffel, com 300,65 metros de altura ao tecto, não à antena. Eu optei por fazer esta subida de elevador/ascensor, mas há quem opte por subir de escadas até ao primeiro andar. A diferença encontra-se no preço, claro! E no tempo de espera em fila. (Só para que tenham uma noção eu tive certamente mais de 1h na fila para comprar o bilhete, mais 10 minutos para subir ao 2º piso, mais 45min. para subir do 2º piso ao 3º...um pouco desorganizados estes espaços de subida)

 

A vista compensa, trata-se de toda uma cidade que vive lá em baixo e nós lá no topo, realmente trata-se de um topo do mundo, dedicado ao centenário de uma das revoluções mais importantes da história - A Revolução Francesa em 1789.

 

Daqui foi tempo de ir almoçar, umas tão fracas salsichas e batatas fritas e caras, se puderem vão bem apetrechados de alimento e comam algo pelos quilómetros de campos e espaços verdes que existem por Paris. Sentem-se e desfrutem.

 

Foi tempo de passar pelo hospital de Les Invalides, mais pela igreja do mesmo complexo, onde o Papa se encontrou muito recentemente e daqui foi tempo de partir para a Catedral Notre-Dame, ainda passei pelo Panteão de Paris, pela faculdade de direito de Paris que tem as famosas insígnias da Revolução Francesa e finalmente os Jardins do Luxembourg.

 

Já tarde, foi tempo de regressar ao hostel, comer umas comidas compradas num supermercado qualquer, ir à Net, deitar, para vos ser sincero foi um dia em que andei muito, muito...

 

Todo este dia por Paris andei "acompanhado" pelo meu colega de quarto Tiago Scomparim, Brasileiro e boa companhia...No final do dia ele perguntou-me se eu queria ir ver a Torre Eiffel à noite, estive indeciso quanto a essa possibilidade, mas optei por ir descansar, não nos esqueçamos que o Tiago tinha chegado do Brasil à uns dias, por isso, ainda estava fresco, mas eu não.

 

Na realidade esta é apenas uma desculpa esfarrapada, se não fui obviamente foi porque não quis, Paris é aqui tão perto...hehehehe!

 

Amanhã há mais histórias e se me lembrar de algo que não tenha escrito, porque estou sobre pressão (hehe!), farei um refresh.

 

Por Paris...

 

Piramide em vidro - Museu do Louvre, da autoria de I.M. PEI

por: TMA 05/2008

Museu do Louvre, a piramide de vidro e eu...

por: TMA 05/2008

 

The Wedding Feast at Cana - Véronèse

por: TMA 05/2008

 

A Mona Lisa de Leonardo Da Vinci. Que desilusão...acreditem

por: TMA 05/2008

 

Uma das muitas salas com pinturas no Louvre, como esta há mil, mas achei curiosa por ter um cemitério ou um conjunto de lápides no centro da sala

por: TMA 05/2008

 

Para mim a melhor obra de arte, de entre todas, vistas no Louvre

por: TMA 05/2008

 

Venus de Milo - Alexandros de Antióquia

por: TMA 05/2008

 

Arco do carrocel, construído para celebrar as vitórias de Napoleão em 1805

por: TMA05/2008

Place de La Concorde

por: TMA 05/2008

A famosa loja da Louis Vuitton, nos Champs Elisees não faz nada o meu género para ser muito sincero

por: TMA 05/2008

Arco do Triunfo - Paris

obs: Parece que fiquei com aspecto Tio Patinhas

por: TMA 05/2008

 

obs: colocarei mais imagens relativas ao dia de hoje, no dia de amanhã.

a viagem:

publicado por Aubigné às 09:17
link do post | comentar | favorito
|

.Maio 2009

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30



.a viagem

. 3 "slide show" 3(3)

. agradecimentos(1)

. amesterdão(4)

. amigos(1)

. barcelona(5)

. barreiras(3)

. berlim(4)

. biarritz(4)

. dedicatória(1)

. destaque(2)

. dos...conhecidos(10)

. dos...de...portugal(1)

. extras...(17)

. lisboa(1)

. londres(4)

. madrid(4)

. mapa(1)

. melhores fotos(1)

. novo(2)

. o blog(1)

. paris(4)

. preparativos(5)

. projectos(1)

. roma(3)

. san sebastian/donostia(6)

. última imagem(1)

. ultrapassados os...(2)

. um pouco de diário...(1)

. veneza(2)

. viena(4)

. todas as tags

.o percurso

. NOVO BLOG

. BOAS FESTAS

. O vídeo...a passagem...o ...

. Será já amanhã...

. ...e como está...

. ...mesmo, mesmo aí...

. Elas estão quase aí...

. ...

. 3º "slides show" 3

. 2º slide show de 3

. ...excelente...outra vez!

. ...bom dia...

. ...

. 3...

. Fiquei hoje a saber...

. Está demorado, bem sei...

. Também tenho saudades...

. Quase novidades...

. A imaginação...

. Curiosos...?

.arquivos

. Maio 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

.links

.subscrever feeds

.músicas em viagem

.c. v. resumido

Currículo Vitae
Tiago Maria d' Aubigné
Contacto
tiagorib@hotmail.com
Dados Pessoais
Nascido em 1981
Experiência Profissional
07/2008 até ao momento - Colaborador da Multipessoal-Sociedade de Prestação e Gestão de Serviços do Grupo Espírito Santo exercendo a função de Gestor Comercial na sua área de especialização, isto é, Recursos Humanos
10/2006 a 04/2008 - Colaborador Independente do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE), no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia
11/2005 a 09/2006 - Colaborador numa empresa de Consulturia Fiscal, como Tax Consultant
02/2005 a 08/2005 - Estágio Curricular no instituto Nacional de Administração (INA) no âmbito das Novas Tecnologias da Informação
Formação Académica
10/2005 a 10/2006 - Pós-Graduado em Economia e Políticas Públicas pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE)
10/2001 a 10/2005 - Licenciado em Gestão e Administração Pública pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), média final de curso 14 valores
Outras Informações Disponibilidade total
Flexibilidade de horários
Habituado a viajar pelo país e pelo estrangeiro
Muito bom nível de inglês falado, lido e compreendido
Muito bom nível de espanhol/castelhano falado, lido e compreendido
Excelentes capacidades de comunicação
Não fumador
Praticante de diversos desportos
A viagem...
Considera esta a primeira e melhor de muitas viagens que pretende fazer, quanto mais não seja pela genialidade de ter sido completamente inovador em viajar por um mês sempre de avião
Futuro...
...considera-a uma palavra muito logínqua e intemporal. Mas como qualquer "viajante" perspectiva sempre uma nova viagem, desta vez por...mas sempre com muitas novidades!
free counter
free hit counter